Gengivoplastia
Deixe seus dados que nossa equipe entrará em contato para sanar suas dúvidas e agendar sua avaliação!
Gengivoplastia é um procedimento cirúrgico cujo objetivo é restaurar a estética gengival. É indicado para pessoas que apresentam gengivas ressecadas, como resultado de desequilíbrio no fluxo salivar, hábitos nocivos à saúde bucal ou traumas, por exemplo.
No entanto, o intuito principal pode ser estético ou mesmo funcional, para correção. A gengivoplastia é feita por um profissional periodontista, que trata as doenças gengivais. Além disso, essa especialidade também usada em outros tratamentos, como canal e até próteses dentárias. Em muitos casos, os pacientes precisam fazer a remoção de tecido gengival.
Quem pode fazer a gengivoplastia?
Para responder essa pergunta, podemos citar que esse procedimento é para melhorar o sorriso de quem deseja esteticamente falando e para corrigir ou alterar as funcionalidades. Entretanto, qualquer paciente pode fazê-lo. Os casos mais comuns onde é indicado a gengivoplastia estão os sorrisos gengivais.
Alguns pacientes não podem ser submetidos a esse tipo de cirurgia, como é o caso de diabéticos. Existem alguns casos em que ela também não é recomendada, entre eles: quem possui periodontite. Além de doenças que dificultem a cicatrização.
Qual a diferença entre gengivoplastia e gengivectomia?
Para facilitar o entendimento e você não se confundir mais, a gengivoplastia pode ser feita removendo gengiva e o osso que circunda as raízes dos dentes. Por outro lado, a gengivectomia é para remover apenas o excesso de gengiva. Por isso, o primeiro caso costuma ser o mais recomendado por conseguir corrigir todas as imperfeições. Mas, é importante estar atendo aos cuidados pós-operatórios.
Como é a cirurgia da gengivoplastia?
Esse procedimento é realizado dentro do próprio consultório do dentista e dura em média 2 horas. O processo é indolor e o paciente é anestesiado, para ser realizados cortes na gengiva. Os recortes são feitos e pensados para que sua gengiva não volte a crescer. Ao final são realizadas suturas.
A gengivoplastia dói?
Para passar por esse procedimento o paciente deve realizar exames clínicos e outros, solicitados pelo dentista. No entanto, a não dói e os pacientes costumam fazer uso de analgésicos, em caso de incômodos. Mas, isso é recomendado pelo profissional responsável e geralmente somente nas primeiras 24 horas.
Como é a gengivoplastia para corrigir o sorriso gengival?
Quando os pacientes apresentam um sorriso onde as gengivas aparecem de forma exagerada, isso costuma afetar a autoestima. Além disso, elas também podem crescer de forma exagerada e por isso costumam ser indicada a gengivectomia.
Vale ressaltar que essas técnicas são basicamente parecidas. E corrigem esse problema de forma efetiva. Já na etapa da recuperação você precisa tirar um dia em total repouso e em três dias ela já começa a desinchar e voltar ao normal. Se você se sente incomodado com seu sorriso e já decidiu que quer melhorar sua estética, então clique aqui e busque a ajuda de profissionais qualificados.
Clique aqui e veja mais tratamentos.
Fique por dentro das novidades seguindo nossas redes sociais:
Com a palavra os nossos queridos pacientes!
Os comentários sinceros de pacientes que encontraram junto com a Quiudini Odontologia o seu melhor sorriso.