Ortodontia
Deixe seus dados que nossa equipe entrará em contato para sanar suas dúvidas e agendar sua avaliação!
Ortodontia
A especialidade que visa a correção de imperfeições dentárias e faciais através dos aparelhos fixos e removíveis se chama ortodontia. Durante esse processo de correção ortodontia, a ideia é promover um equilíbrio entre os maxilares e os tecidos circunvizinhos, ou seja, pretende promover uma correta mastigação pelo paciente.
Além de estética, a finalidade principal da prevenção ortodôntica é recuperar a formação original dos dentes e a oclusão dos dentes. Depois do tratamento o paciente melhora sua qualidade de vida e tem todas as funções restabelecidas.
Quando o tratamento de ortodontia deve ser feito?
Para saber se o tratamento ortodôntico é indicado, o paciente é avaliado pelo dentista que verifica se há algum mau posicionamento dentário ou disfunção facial.
Mas, alguns distúrbios são bem comuns e conhecidos, e indicam que o paciente precisa usar um aparelho denta, como:
Classe 1: quando não existe espaço para todos os dentes, mesmo a arcada estando bem posicionada.
Mordida aberta: quando os dentes inferiores não tocam os superiores, na mordida.
Mordida cruzada: quando os dentes superiores ficam por dentro dos inferiores, na mordida.
Mordida profunda: quando os dentes superiores cobrem os dentes, na mordida.
Quando iniciar o tratamento?
Independente de quando for começar o tratamento, é necessário que ele seja feito durante todo o período indicado pelo médico. As crianças podem se beneficiar se os tratamentos forem feitos ainda na infância, pelo odontopediatra. Já os adultos, muitas vezes precisam desses tratamentos para melhorar sintomas como dores de cabeça, zumbido no ouvido, entre outros.
Tipos de tratamento ortodôntico
Os tratamentos feitos são divididos em duas partes:
Fase 1 (tratamento preventivo, aparelhos fixos ou removíveis).
Fase 2 (tratamento corretivo, quando já é identificado algum problema e o tratamento deve ser feito para a correção).
Benefícios do tratamento ortodôntico
Apesar de ser comum as pessoas associarem os tratamentos ortodônticos aos dentes tortos, a verdade é que os benefícios do tratamento vão muito além disso. Independentemente do tipo de problema dental que você possua, os tratamentos ortodônticos podem corrigi-los, proporcionando uma mordida mais funcional, um sorriso mais bonito e, consequentemente, uma melhor autoestima.
Além disso, os tratamentos ortodônticos podem prevenir problemas futuros, como o mau hábito de ranger os dentes (bruxismo), a queda de dentes e as dores de cabeça. Conheça quais são os tipos de aparelhos ortodônticos disponíveis
Existem vários tipos de aparelhos ortodônticos, sendo o mais comum os metálicos, que possuem um preço mais acessível que os demais. Conheça alguns dos mais procurados:
Alinhadores invisíveis: esse tipo de aparelho é um dos mais indicados e procurados. São transparentes e como o próprio nome sugere, invisível. O tempo de correção é mais rápido e feito a partir de trocas das placas transparentes.
Aparelho fixo tradicional: são os modelos mais conhecidos, metálicos.
Aparelho fixo estético: Os aparelhos fixos estéticos são feitos de policarbonato, porcelana ou safira. São confeccionados em material transparentes, o que torna o acessório quase imperceptível.
Aparelho móvel: usado em tratamentos de crianças e adulto sendo recomendados na fase final do tratamento, chamado de contenção que tem como objetivo manter o resultado desejado.
Invista no seu bem-estar e na sua saúde bucal! clique aqui e entre em contato conosco da Quiudini Odontologia, E conheça todos os tratamentos ortodônticos.
Clique aqui e veja mais tratamentos.
Fique por dentro das novidades seguindo nossas redes sociais:
Com a palavra os nossos queridos pacientes!
Os comentários sinceros de pacientes que encontraram junto com a Quiudini Odontologia o seu melhor sorriso.