Endodontia
Deixe seus dados que nossa equipe entrará em contato para sanar suas dúvidas e agendar sua avaliação!
Endodontia ou tratamento de canal é a especialidade da odontologia que cuida da polpa dentária, ou seja, do tecido nervoso e vasos sanguíneos que ficam dentro do dente. Esse tecido é importante porque é ele que fornece os nutrientes e a energia necessários para a sustentação do dente.
A polpa dentária pode ser danificada por diversos motivos, como um trauma dental, uma cárie ou uma lesão. Quando isso acontece, é necessário realizar um tratamento de endodontia para salvar o dente.
Além disso, essa é uma forma de preservar dentes que anos atrás eram fatalmente extraídos. Veja quais são os principais problemas que pode causar um canal dentário:
• Cáries profundas;
• Dente trincado;
• Lesões de pancadas.
O tratamento de endodontia é um procedimento complexo e deve ser realizado por um especialista. Ele consiste na remoção da polpa danificada e na limpeza e desinfecção do dente. Em alguns casos, é necessário ainda fazer um tratamento de canal.
Finalidade de fazer um tratamento de canal
Como mencionamos, o canal é feito quando o dente sofre uma perda muito grande da polpa dentária ou sofre uma infecção. No entanto, o tratamento é realizado para evitar que doenças bucais se proliferem e se tornem infecções. Aliás, através desse tratamento é possível recuperar a dentição.
Para essa recuperação ou restauração, podem ser usados blocos e pinos. Esses materiais ajudam a dar sustentação aos dentes. Por isso, que é tão importante visitar rotineiramente o seu dentista, pois os casos mais graves podem ser evitados e tratados logo no início.
Quais são as etapas do tratamento de canal?
O tratamento de canal é feito em várias etapas, mas isso não quer dizer que precisam de várias sessões. Dependendo do seu caso, você consegue realizar tudo em um mesmo dia, mas é preciso que o dentista faça a avaliação.
Para terminar de exemplificar como é feito o tratamento de canal, dividimos as etapas para que você entenda o passo a passo:
1. Primeiramente o dentista vai fazer a abertura na parte de trás do seu dente anterior. No entanto, pode ser na coroa ou pré-molar;
2. Depois de remover a polpa infecciona dos dentes, é feita a limpeza e o alargamento para a modelagem e restauração.
3. Nos casos que uma só sessão não resolve, são feitas restaurações provisórias para proteger seus dentes.
4. Na próxima consulta, essa restauração é removida e os dentes são recuperados de forma permanente.
5. Em casos de muita perda dental, é necessário fazer o uso de pinos ou blocos na fase final.
O tratamento de canal dói?
Hoje em dia, a tecnologia e as evoluções na área de dental fazem com que os procedimentos não causem nenhuma dor aos pacientes. Além disso, é usado anestesia local, que vai ter uma atuação exatamente onde estão sendo realizados os procedimentos. Aliás, se você ainda sentir algum incômodo depois da aplicação da anestesia, o dentista vai aplicar mais doses até você não sentir nenhuma sensibilidade.
Como evitar o tratamento de canal?
Antes de mais nada, esse procedimento só é realizado em casos que você precisa restaurar seus dentes que estão bem infeccionados. No entanto, hábitos saudáveis vão te poupar de ter problemas como este. Entre os principais hábitos estão:
• Escove seus dentes após as refeições;
• Use o fio dental diariamente;
• Consuma menos alimentos com açúcares;
• Evite ingerir muitos alimentos que tenham cálcio;
• Evite traumas com os dentes;
• Visite o dentista frequentemente.
Se você está passando por algum problema dental, o mais indicado é procurar logo um dentista. Assim, além de garantir a recuperação total do seu dente, não permite que o caso evolua e se torne irreversível. Por isso, clique aqui e entre em contato com a nossa equipe e agende já a sua avaliação clínica.
Clique aqui e veja mais tratamentos.
Fique por dentro das novidades seguindo nossas redes sociais:
Com a palavra os nossos queridos pacientes!
Os comentários sinceros de pacientes que encontraram junto com a Quiudini Odontologia o seu melhor sorriso.